Cirurgiões especialistas em hérnias da parede abdominal: principais técnicas aplicadas

Saiba mais sobre hérnias abdominais e seu tratamento cirúrgico: técnicas e o pós-operatório.

As hérnias abdominais são protusões de parte dos conteúdos intra-abdominal, que surgem quando acontece o abaulamento de algum órgão presente na região do abdômen, se projetando para fora do corpo por meio de um orifício. Algumas pessoas podem ser assintomáticas, mas em alguns casos o paciente podem sentir sintomas que envolvem dor e inchaço.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 3 a 8 por cento dos brasileiros apresentam algum tipo de hérnia na região do abdômen, sendo caracterizado, portanto, como um problema muito comum. 

Normalmente, as hérnias são retiradas por meio de cirurgias eletivas, ou seja, não urgentes, mas em determinadas situações pode ser necessária a retirada com rapidez. Nesses casos, normalmente ocorre uma estrangulamento, torção ou encarceramento do órgão presente na hérnia.

Quais são os tipos de hérnias da parede abdominal?

Existem alguns tipos comuns de hérnias abdominais, dependendo do órgão envolvido:

Hérnias inguinais

O tipo mais comum, essas hérnias surgem na virilha, região de junção da coxa com a parte inferior do abdômen. Quando ocorre com homens, ela pode se expandir até a região dos testículos (hérnia inguinoescrotal). Ocorre por conta de uma saída de gordura no canal inguinal..

Hérnias epigástricas

Esse tipo de hérnia aparece na região mediana do abdômen, acima do umbigo, onde acontece a junção dos músculos retos do abdômen.

Hérnias umbilicais

Acontece comumente em bebês, e surge na região em volta do umbigo, geralmente causada por alguma alça intestinal que passa pelo músculo. Em alguns casos podem sumir espontaneamente, sem a necessidade de cirurgia.

Hérnias incisionais

Esse tipo de hérnia abdominal surge em uma região em que tenha acontecido alguma cirurgia. O procedimento pode enfraquecer os músculos do local, levando ao aparecimento da protrusão, assim como a má cicatrização pode levar também ao seu surgimento.

agendar consulta

O que causam as hérnias na parede abdominal?

Em suma, as hérnias abdominais são musculares, e surgem em pontos de fraqueza na musculatura e dos tecidos do abdômen, locais em que ocorre uma espécie de abertura que não é fechada corretamente.  Esse enfraquecimento pode ocorrer por conta de problemas genéticos.

Também pode ocorrer por interferências externas, quando acontece algum tipo de trauma na região do abdômen. Além dessas causas, as hérnias surgem quando é empregado grande esforço físico na região e é comum em pessoas:

  • Que sofrem de obesidade
  • Grávidas
  • Idosos

Quais são os sintomas das hérnias da parede abdominal?

Principalmente quando são pequenas, as hérnias podem não alterar a aparência externa do abdômen mas, no geral, as hérnias são percebidas pelo aparecimento de caroços ou inchaços acentuados na região. A protuberância é causada quando o intestino ultrapassa os músculos e formas um saco herniário. 

Normalmente, os pacientes não sentem nenhum tipo de incômodo, mesmo quando acontece o aparecimento do caroço, mas em alguns casos pode experienciar dor na região. 

Caso sinta algum desses sintomas agende uma consulta com nossos médicos especializados.

Estrangulamento: quando ocorre dor intensa na hérnia abdominal

O estrangulamento ou encarceramento da hérnia ocorre quando uma alça intestinal fica presa na hérnia, nesse caso, a hérnia pode bloquear o circulamento de sangue no órgão atingido, obstruindo o intestino, prejudicando seu funcionamento e, por vezes, correndo o risco de necrosar o intestino.

Essa é a consequência mais grave que uma hérnia abdominal pode causar, e deve ser tratada com urgência, podendo piorar e acentuar a piora do quadro em apenas algumas horas.

agendar consulta

Tratamento da hérnia abdominal: como é a cirurgia?

O tratamento para hérnias na parede abdominal é cirúrgico. Em alguns casos, em hérnias pequenas ou em bebês, ela normalmente regride e não há a necessidade de realizar nenhum procedimento cirúrgico. 

Em alguns casos a cirurgia é eletiva mas, nos casos de estrangulamento, a cirurgia é feita sob caráter de urgência. As cirurgias de reparação de hérnias da parede abdominal são as mais realizadas no país. O número de operações de hérnia inguinal no mundo chega a 20 milhões ao ano. No Brasil, são cerca de 700 mil.

A cirurgia ocorre com a recolocação da parte do órgão que se soltou sob a pele, fazendo o fechamento do músculo afetado. A cirurgia é realizada no centro cirúrgico, sob anestesia local, raquidiano e, em alguns casos, geral. 

São algumas opções de técnicas aplicadas: abertura do abdômen, videolaparoscopia ou cirurgia robótica, em todas, o órgão é recolocado de volta para sua posição ideal. No total, o procedimento normalmente dura apenas 1 hora. 

A cirurgia com abertura e por laparoscopia, pouco invasiva, são as mais comuns. A cirurgia robótica, relativamente nova na área, permite ao médico uma visibilidade ampliada e oferece uma recuperação mais rápida e com menos riscos de infecção para o paciente. 

Após a reintrodução do órgão, o médico sutura a parede muscular que foi aberta por conta do surgimento da hérnia, fechando-a novamente.

Em casos específicos os músculos abdominais ficam muito enfraquecidos, e pode ser que o médico precise colocar uma tela de reforço, para garantir a estabilidade na região.

A recuperação da cirurgia de hérnia abdominal

No geral, a recuperação do paciente é rápida e acontece entre 1 e 2 dias, quando ele tem alta do hospital. Alem do uso de medicamentos analgesicos e anti inflamatórios receitados pelo médico, algumas precauções são indicadas:

  • Evitar esforços físicos repetitivos como dirigir e carregar peso
  • Volta a atividade laboral pode ocorrer de 5 a 30 dias depois, a depender do tipo de esforço físico empenhado no trabalho
  • Retorno ao médico após 7 dias
  • Retorno de atividades físicas de acordo com a indicação médica

Agende consulta médica caso você tenha suspeita, para um diagnóstico efetivo e agendamento de procedimento cirúrgico.

Prevenção, Tratamento e Acompanhamento.
Endereço

Rua Princesa Isabel, 1127, Campo Belo, São Paulo/SP - Ver mapa

Horário de funcionamiento

De seg. a sex. de 8h às 18h

Contatos

(11) 5542-8800 / 5542-3838

WhatsApp e Urgências Cirúrgicas:
(11) 98944-5979

Fale Conosco