Infográfico: 3 sintomas comuns de doença no aparelho digestivo

Doenças do aparelho digestivo são comuns e os pacientes normalmente apresentam, dentre outros, três principais sintomas: "gases" (distensão abdominal, flatulência e eructação - "arroto"), azia e alteração do hábito intestinal (diarreia ou constipação). Saiba mais!

Um dos principais fatores indicativos da boa saúde intestinal é se o processo de digestão ocorre de maneira fisiológica: o alimento é ingerido, digerido adequadamente através de diversas reações físicas e químicas, sendo transformado em partículas menores, quando, então, os compostos resultantes deste processo, dentre eles os nutrientes, devem ser absorvidos e o que não é aproveitável eliminado por meio da evacuação.

As doenças do aparelho digestivo são muito comuns e podem trazer grande desconforto e piora na qualidade de vida dos pacientes. As morbidades que se originam pela inadequada função do aparelho digestivo podem causar diversas consequências e influenciar o organismo como um todo.

Quais são alguns dos sintomas mais comuns de doenças do aparelho digestivo?

Os sintomas variam entre as pessoas, contudo os três sintomas descritos normalmente ocorrem quando o aparelho digestivo não está com o funcionamento adequado:

"Gases" (flatulência ou eructação - "arrotos") em excesso

Flatulência:
A manifestação dos "gases" através de flatulência é de ocorrência natural do organismo, faz parte do processo de digestão, incluindo a fermentação por ação de bactérias intestinais. Contudo, a sensação de distensão excessiva secundária aos "gases", pode indicar problemas intestinais durante a digestão. Normalmente é acompanhada de dor abdominal (“cólicas") e, possivelmente, alteração de hábito intestinal, podendo ocorrer diarréia ou constipação.

Eructação ("arrotos") em excesso:
A eructação, conhecida como "arrotos", acontece devido ao acúmulo de gás ou ar deglutido (aerofagia) no estômago ou no esôfago. Quando muito frequentes podem ser indicativos do desenvolvimento de alguma doença no trato digestivo. Por vezes ocorrem associados à queimação no estômago (epigastralgia), no esôfago ("azia") e à regurgitação (retorno passivo de líquido ou alimento sólido à boca).

Azia

A “azia" é responsável por causar a sensação de queimação no esôfago. Trata-se do desconforto no tórax ("peito") manifestado pelo paciente com localização atrás do osso esterno e geralmente se relaciona ao refluxo gastroesofágico.

A sensação de queimação no esôfago é causada pelo mau funcionamento do músculo (esfíncter) presente entre o esôfago e o estômago, que se abre (relaxamento) e se fecha (contração), como se passa durante a alimentação. Se o relaxamento ao longo do dia ocorre indevidamente, com maior frequência do que deveria, pode resultar em refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago, contendo alimento, secreção ácida gástrica ou mesmo secreção do pâncreas e bile. 

A azia, principalmente quando associada a outros sintomas como a regurgitação, tosse, soluços ou sensação de inchaço, é uma indicadora de doenças no aparelho digestivo. 

Não se deve confundir a azia com a epigastralgia, que é a dor ou sensação de queimação, que se origina no estômago ou região gástrica, podendo irradiar para as laterais do abdome, muitas vezes relacionadas à gastrite e úlcera.

Alteração do hábito intestinal (diarreia ou constipação)

A alta frequência de defecação ou evacuação não é o fator determinante que caracteriza a diarreia. Deve estar presente, também, a consistência líquida das fezes, aliada muitas vezes a alguns sintomas como urgência para ir ao banheiro, evacuar, gases e dor abdominal (“cólicas"). Esta também pode ser uma sinalização de doenças no aparelho digestivo.

A constipação é a manifestação oposta à diarreia, caracterizada pela frequência diminuída nas evacuações, associada a fezes com consistência endurecida e ressecada.

agendar consulta

Quais são as principais doenças do sistema digestório?

Existem diversas patologias que podem ocorrer no aparelho digestivo, algumas delas estão correlacionadas.

  • "Pedra” na vesícula biliar e colesterolose (colelitíase)
  • Pólipo de vesícula biliar
  • Doença do refluxo gastroesofágico (esofagite)
  • Hérnia de hiato
  • Divertículo cricofaríngeo (divertículo de Zenker)
  • Hérnia inguinal
  • Hérnia umbilical
  • Obesidade mórbida
  • Câncer de cólon (intestino grosso) 
  • Endometriose intestinal
  • Diverticulite
  • Apendicite
  • “Hemorroida” (doença hemorroidária)
  • Fístula anal
  • Fissura anal
  • HPV ou condiloma anal

Quais podem ser as causas de um aparelho digestivo doente

Existem diversos fatores de risco, causas e agravantes para cada tipo de doença. As origens de cada enfermidade são bastante variáveis e merecem avaliação clínica caso a caso.

Podem ser desencadeadas por má alimentação e maus hábitos de vida, estresse (stress), causas infecciosas, como verminose, fungos e bactérias, transmissão hereditária, entre outros fatores.

Na presença e persistência de sintomas evite a automedicação e busque ajuda médica especializada com um de nossos cirurgiões do aparelho digestivo e coloproctologistas preparados e especializados para tratar enfermidades gastrointestinais.

Para uma avaliação minuciosa e cuidadosa, investigação detalhada e diagnóstico definitivo, sempre com acolhimento e se aplicando conhecimento atualizado, aliado ao que há de mais moderno na medicina, marque uma consulta com médico especializado.

Prevenção, Tratamento e Acompanhamento.
Endereço

Rua Princesa Isabel, 1127, Campo Belo, São Paulo/SP - Ver mapa

Horário de funcionamiento

De seg. a sex. de 8h às 18h

Contatos

(11) 5542-8800 / 5542-3838

WhatsApp e Urgências Cirúrgicas:
(11) 98944-5979

Fale Conosco